top of page

Old Stock Race - Os opalas brilharam no Autódromo do Velo Città


Foi um domingo de misturas de emoções. Na pista, os desbravadores que deram início à categoria que completa 40 anos em 2019 e os novos pilotos que trazem de volta a emoção das corridas dos opalas.

Um dia a ser lembrado pelo resto da vida de todos os amantes do automobilismo nacional. Esta é a opinião unânime de todos que compareceram em Mogi Guaçu no ultimo dia 5 e viram os precursores da Stock Car a bordo dos opalas da Old Stock Race, em uma ação comemorativa dos 40 anos da principal categoria do automobilismo nacional.

A "Stock Car Legends" reuniu no circuito do interior de São Paulo mais de de 300 pódios, 200 vitórias e 24 títulos, distribuídos entre 21 pilotos da "velha guarda" que deram um show em pista, mostrando muita habilidade a bordo dos opalões. Em seguida, os atuais pilotos da Old Stock Race assumiram o cockpit e partiram para uma prova de exibição, confirmando a saúde dos carros que fizeram história no automobilismo e que ainda hoje são a verdadeira paixão de jovens e adultos.


Largada dos pilotos históricos. Foto: Duda Bairros/Stock Car

Poucas vezes o automobilismo nacional conseguiu reunir gerações tão distantes de pilotos importantes. Muitos deles reconhecidos pelas façanhas ao volante, outros também pelo esforço extra pista para manter viva a paixão do público pelo esporte. A Stock Car realizou um evento que, fosse um acontecimento isolado dentro do calendário, já teria marcado a temporada como algo inesquecível para os milhares de fãs espalhados pelo Brasil e no exterior.

Para todos os presentes, foi uma apoteose. “Foi um momento de celebração e de demonstrar gratidão”, disse Carlos Col, CEO da Vicar, promotora da Stock Car e Stock Light. “Nossa intenção foi comemorar os 40 anos da Stock homenageando as pessoas que a tornaram uma grande categoria, enraizada no coração de milhares de fãs ao longo destes anos. Foi emocionante ver a expressão dos próprios ídolos que reunimos, todos eles muito impactados pela força daquele momento e pelo aplauso dos fãs – sem contar as demonstrações de admiração e gratidão dos profissionais da atualidade, da imprensa aos mecânicos e pilotos. Todos viveram algo extraordinário neste domingo. Foi nosso melhor momento como comunidade do automobilismo, mostramos que temos orgulho de nossa história e de nossos heróis. Obrigado a todos que se esforçaram para este momento acontecer. Em especial aos gestores da categoria Old Stock Race, que levaram os carros e os cederam aos pilotos históricos”, completou Col. A corrida de exibição dos pilotos históricos contou com os principais ídolos dos anos de formação da categoria. Eles levantaram o público na arquibancada com uma largada lançada em alta velocidade. Logo nos primeiros metros, ficou claro que algo especial iria acontecer. Paulão Gomes, o pole position disparou na ponta, mas logo recebeu combate de craques como Adalberto Jardim, Chico Serra e Ingo Hoffmann. Os dois últimos, inclusive entraram nas curvas andando de lado, derrapando nas quatro rodas, em um balé controlado no qual chegaram a bater as laterais dos Opalas – tudo dentro da mais pura esportividade e no velho estilo que os tornou grandes campeões.


Os pilotos veteranos não economizaram talento nas disputas. Foto: Duda Bairros/Stock Car

Ao final, todos pararam seus carros antes da linha de chegada. Desceram dos Opalas e receberam a bandeirada caminhando juntos, de mãos dadas. A cena emocionou o público e os próprios pilotos. “É essa a imagem e o espírito da Stock Car que criou e transformou a categoria na maior do continente. Espero que este exemplo continue a impulsionar nossa comunidade nas próximas décadas”, disse Carlos Col. A bandeirada final foi dada por Carlos Montagner, que atuou como diretor de provas da Stock Car por vários anos. Montagner foi aplaudido pelos pilotos históricos e todos receberam uma placa comemorativa personalizada, agradecendo a importância de cada um deles na construção da categoria e também a participação no evento de domingo.


Todos cruzando a linha de chegada juntos, momento histórico. Foto: Barbara Bonfim/OSR

Pilotos históricos que participaram da Stock Car Legends no Velo Città, com os números dos Opalas Old Stock utilizados: 3 - Reinaldo Campello 6 - Chico Serra 9 - Joannis Lykouroupolos 10 – Affonsinho Giaffone Netto (filho do primeiro vencedor da Stock, Affonso Giaffone Júnior) 11 - Valmir “Hisgué” Benavides 12 - Paulo de Tarso 17 - Ingo Hoffmann 18 – George “Gregão” Lemonias 19 – Carlos Gomes 22 - Paulo Gomes 23 - Paulo Valiengo 31 - Zeca Giaffone 45 - Leonardo de Almeida 48 - Fabio Sotto Mayor 54 - Ângelo Giombelli 64 - Ney Faustini 88 - Adalberto Jardim 89 – Artur Bragantini

59 - Henrique Lamberti 93 – Camillo Christópharo Júnior 777 - Luiz “Lucho” Osório 78 - Fausto Camacho 909 - Roberto Amaral Coruja


Os veteranos receberam uma placa em comemoração aos 40 anos da Stock Car. Foto: Duda Bairros/Stock Car

Enquanto acontecia a bandeirada histórica, os pilotos da Old Stock Race se acomodavam em seus opalas para a prova de exibição, respeitando a posição do sorteio realizado no sábado. Homenagens feitas e pilotos em seus respectivo opalas, foi dada a ordem de placa regressiva de 5 minutos para os opalas voltarem a acelerar na pista de 3.430 metros do Velo Città.

Os pilotos enfrentaram, além de muito sol, uma pista altamente técnica e que a maioria nunca tinha encarado e tiveram apenas um treino livre no sábado (4) para memorizarem o traçado, fazendo uma belíssima apresentação, emocionando a todos nas arquibancadas, áreas vip e camarotes, acostumados a ver os modernos carros da Stock Car, agora presenciando uma corrida raiz, com os opalas que deram inicio a tudo que vemos hoje.


As estrelas do domingo, os opalas da Old Stock Race que fizeram história no automobilismo. Foto: Barbara Bonfim/OSR

Por determinação da organização, a prova teve 12 minutos + uma volta de duração e ao final os pilotos ainda fizeram o tradicional "zerinho" no final da reta de chegada, arrancando aplausos de todos os presentes. "Nos divertimos muito e não importa muito o resultado na pista, quem ganhou foi o público que veio e viu de perto onde nasceu tudo isso." disse Rodrigo Pimenta, após descer de seu opala.


O desafio do domingo foi domar os mais de 300cv dos opalas no desconhecido circuito de Mogi Guaçu. Foto: Barbara Bonfim/OSR

Ao final da prova, pilotos, mecânicos, chefes de equipe e toda a organização da Old Stock Race estavam com o sentimento de dever cumprido e orgulho de poder mostrar para muitas pessoas que o automobilismo raiz está mais vivo do que nunca. "Uma prova que veio consolidar um grande trabalho que estamos realizando há mais de 4 anos, que exigiu muito esforço, dedicação e confiança de pilotos e equipes, em construir seus carros para podermos criar uma categoria que trouxesse a emoção de antigamente ao automobilismo,sem nenhuma tecnologia embarcada, com muita segurança e feita com o amor e seriedade. A paixão de cada um que de certa forma sempre teve uma historia com os opalas e que hoje, leva um público fiel ao autódromo para ver os motores 6 cilindros roncando na pista." disse Paulo Solariz, um dos diretores da Old Stock Race. "É um prazer enorme, de um sonho criamos uma realidade e o automobilismo só tem a ganhar com isso" completou.


A foto oficial do evento com os pilotos da Old Stock Race. Foto: Barbara Bonfim/OSR

Confira os pilotos que participaram da prova:

3 - Ricardo Alvarez 6 - Rodrigo Pimenta 9 - Marco Maragno 10 – Karim Machatta Neto 11 - Tiago Gonçalves 12 - Fabio Mencarelli 17 - Ricardo Domenech 18 – Felipe Lemonias 19 – Carlos Gomes 22 - Pedro Gomes 23 - Fabio Franzoni 31 - Glauco Barros 45 - Daniel Kelemen 48 - Rodrigo Garcia 54 - Rafael Lopes 64 - Marcos Philippi

59 - José Oliveira 88 - Julio Cesar 89 – Glaucio Doreto 93 – Felipe Matos 777 - Rogerio Barbato 78 - Arnaldo Santos 909 - Alex Pimenta Os opalas voltam às pistas dia 9 de junho com as emoções da 3ª Etapa no Autódromo de Interlagos Old Stock Race - A Emoção Está de Volta!

Fotos: Barbara Bonfim/OSR e Duda Bairros/Stock Car

Texto: Sergio Rodrigues Comunicação Old Stock Race

imprensa@oldstockrace.com.br


Posts Em Destaque
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page